-
Arquitetos: Jaque Studio
- Área: 580 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:César Béjar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A abordagem original baseia-se no aproveitamento das qualidades oferecidas pelo terreno, já que possui uma nascente no centro da propriedade, com árvores tropicais de grande folhagem que dela se beneficiam, e com uma topografia muito peculiar para uma região que é geralmente plana.
Resolvida em um único nível com um desenho de "L", a casa busca se abrir para o corpo d'água existente e aproveitar as vistas da selva, com orientação norte. A casa, em sua maioria, apresenta uma seção estreita, com o intuito de aproveitar a luz natural e a ventilação cruzada em cada um dos seus espaços. O ambiente tropical é o protagonista, onde até os banheiros de cada um dos quatro quartos são resolvidos em pátios privados abertos às intempéries.
O corredor principal, que conecta toda a casa, funciona também como um grande terraço, em referência às fazendas e casas de campo mexicanas, onde esse tipo de espaço costuma cumprir uma dupla função, comunicar e ser uma área de convivência. A casa sendo resolvida num único nível, permite ter pé-direito alto, com o intuito de ter espaços interiores mais frescos e com amplas vistas para o exterior.
A casa é 100% autossuficiente, produzindo sua própria energia com um sistema de baterias e painéis solares, tratando seus esgotos com uma rede de zonas úmidas e aproveitando a água do local por meio de equipamentos de filtragem e descalcificação. Da mesma forma, 77% da superfície da propriedade foi preservada com árvores e vegetação pré-existentes.
Para a construção são utilizadas soluções e acabamentos locais, como calcário e chukum; no entanto, a madeira é o principal elemento utilizado. Acreditamos que, assim como o aço e o concreto foram os materiais de construção do século XX, a madeira será do século XXI.
Principalmente por ser um recurso renovável, leve, com menor pegada de carbono e propriedades físicas que o tornam ideal para suportar as condições climáticas da região. Da mesma forma, as suas características estéticas ajudam a criar um ambiente acolhedor e confortável, com benefícios comprovados para a saúde de quem habita este tipo de espaço.
A Casa Tropical é um projeto que se estende pela paisagem, buscando captar a beleza que o local oferece. É um volume que se insere no terreno como espectador do contexto natural, com materiais e acabamentos que se integram ao ambiente e na qual cada espaço oferece uma oportunidade de relaxamento.